o INíCIO
Da união de uma roteirista com um fotógrafo documentarista surge a ideia de fundar uma agência de produção audiovisual comercial focada sobretudo na criatividade.
A Studio 291 surge com um objetivo principal: unir o universo da narrativa visual ao storytelling criativo.
Queremos que nossos clientes contem suas histórias de forma original, usando a emoção para se aproximar de seu público, ao mesmo tempo em que sua mensagem seja passada de forma profissional e marcante.
O CONCEITO
O olhar do outro é um espelho. Reflete a nós mesmos ao mesmo tempo em que revela-nos um novo ângulo, impossível de ser alcançado sem a ajuda do outro.
É o olhar do outro que nos revela uma nova imagem de nós mesmos.
O processo de acolhimento do outro se dá através do olhar, a partir do momento em que a beleza desse outro se revela como um movimento de reflexão para dentro; é a imagem tão enigmática do outro que me leva a descobrir o inusitado de cada um de nós, trazendo à tona o que todos compartilhamos de mais inerente.
Tanto a arte como o documentarismo são capazes de fazer isso: desconstruir narrativas cristalizadas e desumanizadas, e intrigar o olhar investigador que nos move ao encontro do outro.
NOSSA HISTÓRIA
Conheça os fundadores da Studio 291
MARIANA RAMOS
ROTEIRISTA + ESCRITORA
Mariana atua na elaboração de projetos para a Studio 291, contribuindo com a direção de arte, pesquisa e produção de conteúdo, roteiro e storytelling criativo. Possui extenso background como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, tendo trabalhado como professora do Ensino Superior e Médio na China, Costa Rica, Inglaterra e Argentina. Tem graduação e mestrado em Letras pela UFRJ. É escritora premiada pelo Ministério da Cultura (2018 e 2022) e publicada pelo Grupo Editorial Record, e também produz roteiros para Cinema, TV e Teatro.
DIEGO HERCULANO
FOTÓGRAFO + VIDEOMAKER
Fotógrafo profissional há quase 20 anos, com ampla experiência nacional e internacional no mercado editorial de fotojornalismo e publicidade. Na China, além de fotojornalista freelancer, trabalhou ativamente com fotografia de moda, produtos e corporativa, prestando consultoria de imagem e comunicação para empresas voltadas para o mercado internacional. Trabalhou e trabalha como freelancer para diversos veículos nacionais e internacionais, como Folha de São Paulo, Jornal o Globo, El País e Agência Associated Press, Agence France-Presse, Deutsche Presse-Agentur e Redux Pictures.
A inspiração para o número 291
291 é o nome pelo qual uma famosa galeria de arte ficou popularmente conhecida por artistas e admiradores de arte em todo o mundo. Localizada em Manhattan, no edifício de número 291 da também famosa 5a Avenida, na cidade de Nova York, a galeria teve uma breve mas intensa vida - de 1905 a 1917.
Oficialmente chamada de Little Galleries of the Photo Secession, nome original que levava em inglês, foi fundada e administrada pelo fotógrafo Alfred Stieglitz. A Galeria 291 tornou-se famosa e icônica principalmente por um motivo: as exposições que lá aconteciam ajudaram a trazer a fotografia para a mesma categoria artística da pintura e da escultura.
Tal feito foi crucial para as artes visuais e mudou o curso da história da fotografia nos Estados Unidos e no mundo.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA GALERIA 291, FUNDADA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Exibição de Gertrude Kasebier e Clarence H. na 291, em 1906 (publicado em Camera Work, No. 14, 1906)